terça-feira, 31 de março de 2009

G-20: oportunidade (perdida?)

Muito se tem escrito sobre a reunião do G-20 que vai decorrer quinta-feira, em Londres.
A expectativa em torno dela é alta, pois o assunto é a crise económica, que começou por ser financeira, a qual abala os mercados pelo mundo.

Sei que é um risco referir algo sobre esta reunião, nomeadamente 2 dias antes de ela acontecer. Neste sentido, apraz-me apenas dizer que não prevejo nenhum tipo de decisão concreta e definitiva. Somente prevejo a criação de um calendário claro que possibilite a definição de um novo paradigma para a supervisão financeira.

Sendo assim, considero que esta reunião do G-20 vai possibilitar um progresso mais cosmético do que real. No entanto, é minha esperança que os países desenvolvidos deixem para segundo plano os seus interesses particulares, como me parece que vai acontecer com Barack Obama. A este propósito, David Miliband (Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido) já referiu que está seguro que "Obama não vai a Londres para impôr as ideias e os programas de uma superpotência" e que esta reunião "marcará o fim de uma era em que reinou o unilateralismo dos Estados Unidos". De facto, o presidente norte-americano está empenhado na resolução da crise pedindo medidas "audaciosas e coordenadas". Barack Obama, juntamente com Gordon Brown são, de facto, as grandes esperanças desta reunião.

Muitos são os que dizem que esta é a última oportunidade de o mundo dar uma resposta coordenada à depressão económica global. Tenho um certo receio em admitir isso, na medida em que ao fazê-lo estaria a emitir um sinal inequívoco de que os países do G20 estão totalmente preparados para estabilizar o sistema financeiro e lançar as bases de uma economia sustentável, em que os princípios do livre mercado sejam preservados e o recrudescimento do protecionismo, evitado. E não estou totalmente certo em relação a isso. Esperemos para ver.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Lição de Europa com "Nós Europeus"

Ontem, estive presente na Sessão Pública da candidatura do Partido Socialista ao Parlamento Europeu. Para além do cabeça-de-lista Vital Moreira, estiveram José Sócrates, Correia de Campos, José Junqueiro e Miguel Ginestal, este último já apresentado como candidato do PS à Câmara Municipal de Viseu.

Posso dizer que Vital Moreira deu uma verdadeira Lição de Europa a todos os que tiveram presentes e que foram atraídos pelas suas palavras. De facto, mostrou que sabe onde está e para onde vai.

Analisando a história da construção da União Europeia, foi deixando bem vincada a importância destas Eleições Europeias. Provou que apenas existem 3 alternativas (Grupo do PSD e CDS, Grupo do Partido Socialista, e Grupo do BE e PCP), e salientou a queda do "neoliberalismo" e a falta de programa de acção de vários partidos devido a esse facto, defendendo, inevitavelmente, uma Europa com uma economia de mercado com regulação do Estado, ou seja, rejeitando tanto um capitalismo caótico como uma economia opressiva com direcção do Estado, e uma Europa de uma espaço de liberdade, segurança e justiça.

Todo este discurso foi proferido depois de José Junqueiro, Correia de Campos e José Sócrates.
O primeiro fez questão de referir que "Viseu tem sentido bem a Europa e o desafio europeu na consolidação da democracia".

Correia de Campos, o qual é o líder do PS na Assembleia Municipal de Viseu, teve um discurso bastante europeísta, e fez questão de elogiar as qualidades académicas, políticas e humanas de Vital Moreira relembrando tempos de Coimbra. Este seu discurso muito cuidado, bem preparado para a ocasião, com um estudo rigoroso da Europa e das políticas que têm sido postas em prática no seu âmbito, leva-me a prever a sua inclusão na lista de deputados ao Parlamento Europeu. Vamos ver...

José Sócrates, que esteve na qualidade de Secretário-Geral do PS, mostrou ser um líder com olhos postos na Europa, apostando num discurso fortemente virado para o futuro, mas atento ao presente, dizendo que os socialistas são "daqueles que não têm problemas ideológicos neste enfrentar da crise com a utilização do Estado"."Queremos naturalmente uma economia de mercado, mas onde há uma intervenção do Estado para a regular e a orientar" (assunto também salientado por Vital Moreira).
Neste discurso, ficou bem explícito que o PS tem um "programa de modernização" para fazer de Portugal um país europeu, "com mais justiça social, um país que sempre ambicionámos e que faça dos portugueses um povo que tenha orgulho em dizer: ‘somos portugueses’".

Desta forma, foi uma tarde de Domingo bem passada na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, onde se notou a grande confiança dos socialistas.
Pessoalmente, sinto-me confiante numa grande campanha e numa grande vitória!

José Sócrates

Desde o momento em que José Sócrates começou a aparecer na cena política com mais insistência e visibilidade, na altura enquanto Ministro do Ambiente do Governo de António Guterres, que me pareceu um político de plástico,o que se revelava no seu discurso, que apesar de coerente não apresentava na altura rasgo e visão e que demonstrava muito ensaio na construção de uma personalidade feita para ser actrativa, com recurso a muita citação, mas sem o essencial, o poder de se demarcar dos demais e demonstrar poder de concretização. Da obra, lembro-me apenas da polémica de Souselas e dos aterros Sanitário que o mesmo defendia de forma tão veemente!!!

Até que certo dia, esquecido de todos os portugueses, porque nada tinha feito para nos lembrarmos, surge com 4º ou 5º candidato de uma ala, para se candidatar ao comando do partido. Uma vez mais, nada davam por ele, senão quando José Sócrates começa a demonstrar algum engenho político e que, justiça lhe seja feita, o levou a almejar paulatinamente o lugar de Primeiro-Ministro, que com o contributo do PSD acabou por conseguir.

O que é facto, é que José Sócrates é Primeiro- Ministro de Portugal, demonstrou qualidades que ninguém conhecia, conquistou a 1º maioria absoluta para o partido Socialista e mantém-se á frente das sondagens como o principal candidato a ganhar as eleições legislativas deste ano.

De todo o modo, é indisfarçável o falhanço da política que preconizou para o País, os dados que diariamente vemos são extremamente negativos, o desemprego, o endividamento público, a incapacidade pra levar a cabo as reformas estruturais tão bem anunciadas, mas as quais, ou não avançam ou não se concretizaram, o que é exactamente a mesma coisa.
É unânime e visível, as condições de vida dos portugueses deterioraram-se e o caminho da modernidade e desenvolvimento do País há muito que se perdeu. O argumento de que a crise internacional é a principal culpada dos resultados da economia portuguesa, são uma falsa afirmação e pura demagogia, na medida em que a crise prejudicou a nossa economia mas, fez mais que isso, demonstrou as fragilidades e a debilidade da nossa economia e colocou a nu , a incompetência e o fracasso em toda a linha da política preconizada por Sócrates

Outra coisa que me incomoda em Sócrates, o que acaba por ser o seu maior trunfo, é a sua apetência para dialogar e manobrar a comunicação social, através de entrevistas "sedutoras", inaugurações "dispendiosas" ou tentando imiscuir-se no trabalho das redacções informativas. Escrevia neste fim de semana, José António Lima, do semanário Sol " Não houve, ao longo dos últimos 30 anos de vida democrática, Governo como este de José Sócrates que dispensasse tantas energias a tentar condicionar jornalistas, directores e patrões dos media". Dirão que isto é normal e sempre aconteceu. Não, Cavaco Silva quando chega ao poder decide iniciar um processo em que decide abrir a televisão a privados e privatiza a grande maioria dos meios de comunicação social, iniciativa que tinha a oposição do partido socialista, ainda "agarrado" a certos dogmas e tinha uma perspectiva estatizante do Estado. Coincidência?

Mais uma vez, este fim de semana, José Sócrates me desapontou. O deplorável jornal de sexta-feira na TVI, como é apanágio, lançou a notícia de um vídeo em que Charles Smith, arguido do processo Freeport, implicava José Sócrates directamente no processo de legalização do mesmo, para além de dizer que Sócrates iria receber por intermédio de x, determinadas quantias. Não é a questão de o nome Sócrates ter sido mais uma vez envolvido neste processo que me incomodou, visto até que, Charles Smith logo veio desmentir que algum dia tenha proferido semelhantes acusações. A parte caricata vem, quando o gabinete de comunicação do Primeiro-Ministro vem dizer uma vez mais que recusa todas as acusações e refere uma vez mais a campanha negra que se está a desenrolar. Ora, considero que Sócrates tem legitimidade para continuar a exercer as suas funções, na medida em que não foi constituído arguido, e é titular da presunção de inocência, mas não é por apregoar aos 7 ventos que nada tem a ver com "estranho" processo Freeport que temos de o tomar por dado adquirido. Ainda não percebi, porque é que Sócrates apesar de não ter sido chamado a prestar declarações, não se disponibiliza a narrar a sua versão dos factos, visto que era o responsável máximo do ministério que legalizou uma obra dias antes de entrar em funções outro governo, e obra essa, que estava orçada em vários milhões de euros e que de certo enriqueceu alguém. Podia assim, de forma clara dissipar todas as dúvidas, clarificando de forma cooperante a sua posição e ajudando a perceber melhor o caso. Não percebo esta postura de caça ás bruxas e vitimização. Apesar de perceber que politicamente lhe é vantajoso, éticamente não posso concordar com postura semelhante.

Bem vistas as coisas, não reconheço grandes qualidades políticas a José Sócrates e apesar de ter uma posição muito própria sobre o Primeiro-Ministro, não consigo deixar de pensar que os números do desemprego, as dificuldades da nossa economia e a fragilidade bem patente das famílias portuguesas me dão razão.
Termino á boa maneira de José Sócrates, com uma citação:
"Nunca houve um monumento à civilização que não fosse também um monumento à barbárie", Walter Benjamin, ensaísta alemão (1892-1940).



Frederico Gil

Frederico Gil é o tenista português mais bem cotado de sempre, ocupando a 74ª posição no ranking ATP e passou no sábado à 3ª ronda do Torneio Masters 1000 de Miami, tendo batido o croata Ivo Karlovic.
No último ano Frederico Gil tem tido óptimos desempenhos nos courts internacionais e, a tendência demonstra que o mesmo está empenhado em continuar a subir no ranking.
Amanhã, o tenista irá defrontar Rafael Nadal, o actual nº 1 do ranking ATP, o que nas suas palavras é o cumprir de um sonho e que acalenta um grande feeling para esse jogo. Independentemente do desfecho do jogo, Frederico Gil, arrecadou desde já 57 pontos, garantindo a subida de mais uns lugares no top do ténis.

sábado, 28 de março de 2009

Polémica

A polémica estalou uma vez mais no seio da Ordem dos Advogados, o que se deveu a um artigo escrito pelo Bastonário da Ordem, Marinho Pinto, publicado no Boletim da Ordem dos Advogados, em que o Bastonário denúncia o facto de que a carta anónima que deu origem à investigação do caso Freeport foi combinada entre o autor e os investigadores da PJ.
Emergiram imediatamente um coro de críticos censurando o artigo, apontando que, apesar de Marinho Pinto poder denunciar este tipo de casos e abordá-los, fazê-lo por intermédio do Boletim da Ordem, faz com que a mesma, se politize, ou seja, aparenta tomar partido de uma facção através do seu representante máximo.
Às críticas apontadas, Marinho Pinto argumenta que é sua função defender e alertar para todas as situações em que a justiça funcione de forma menos correcta, ofendendo os direitos e garantias dos cidadãos, sejam eles o Primeiro-Ministro ou um qualquer anónimo, escamoteando assim, o facto de o artigo ter sido escrito no Boletim da Ordem dos Advogados, veículo próprio da posição da Ordem.
Penso que, o conteúdo do artigo de Marinho Pinto reflecte uma opinião pessoal, que o próprio considera uma injustiça, e, em relação ao mesmo não levanto qualquer tipo de crítica. Agora, a partir do momento em que um órgão oficial da Ordem é escolhido para transmitir uma opinião parcial e individual, é demonstração, no mínimo, de falta de bom senso, pois, entendo que a grande maioria dos advogados não se revê na tomada de posição do seu Bastonário e rejeita qualquer tipo de ligação com a mesma.
Desde o início do seu mandato, que Marinho Pinto tem sido extremamente polémico e controverso. Na minha opinião, como o próprio diz, é incómodo e coloca o dedo na ferida, o que é louvável. No entanto, estando á frente de uma entidade com as responsabilidades da Ordem dos Advogados, o seu máximo responsável não se pode permitir a expressar na praça pública opiniões que não dignifiquem a posição que ocupa, ou seja, Marinho Pinto aborda os temas como se fosse um "cavaleiro da Justiça", não tendo "papas na língua", ao implicar pessoas e entidades que merecem o maior respeito da sociedade civil. Cabe-lhe representar os advogados da melhor forma e lutar por uma justiça mais equilibrada, célere e abrangente, e não, que tome posições corrosivas em que parece sempre sair mal da fotografia.
Por outro lado, começa-se também a notar uma predilecção de Marinho Pinto em defender José Sócrates, visto que já veio a terreno várias vezes defender veladamente este último, qual Augusto Santos Silva ou Vital Moreira, camuflando as suas intenções com a veste da defesa de princípios e valores fundamentais. Talvez, mas não se livra de que se comente com alguma insistência que Marinho Pinto terá alguma ambição política e procura cair nas boas graças no nosso Primeiro-Ministro!!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

domingo, 22 de março de 2009

Vencedor da Champions

O Manchester reúne consenso absoluto nas casas de apostas consultadas, estando o segundo lugar entregue ao Barcelona.

Portanto, se a intuição dos apostadores se mostrar certeira, a final da Champions será disputada entre Manchester United e Barcelona, com o clube de Ronaldo a derrotar os espanhóis e a conseguir o segundo troféu consecutivo na prova.

A avaliar pelas apostas nas casas da especialidade 'on-line', o Futebol Clube do Porto não vai ter um futuro brilhante na Liga dos Campeões.

O vencedor mais provável:

Manchester United - 32%
Barcelona - 23%
Chelsea - 12%
Liverpool - 12%
Arsenal - 10%
Bayern Munich - 6%
Villarreal - 3%
FC Porto - 2%

Fonte:Sportingbet
http://www.economico.pt/

sábado, 21 de março de 2009

Economia Mundial, Autonomia das Políticas Nacionais e Paraísos Fiscais

Na sequência do último post ligado ao discurso de José Sócrates acerca dos bancos europeus e dos paraísos fiscais e considerando a situação em que se encontra a economia mundial, achei oportuno divulgar aqui uma Conferência que vai decorrer no dia 25 de Março, às 15h00, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

Esta Conferência está subordinada ao tema "Economia Mundial, Autonomia das Políticas Nacionais e Paraísos Fiscais" que se inclui no Ciclo Integrado de Cinema, Debates e Colóquios da FEUC. Para além desta Conferência, vai ser possível observar às 21h15 no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), um Filme/Documentário de Frédéric Brunnquell intitulado de "Paraísos Fiscais: a Grande Evasão", ao qual se seguirá um debate. Estes eventos de entrada livre contarão com a presença destas 7 personalidades:

-Frédéric Brunnquell (Realizador do filme);
-Jean De Maillard (Sciences Po, Paris);
-Bernard Bouzon (ATTAC França);
-John Christensen (Director da Tax Justice Network, Conselheiro da ONU);
-José da Silva Lopes (Antigo Ministro das Finanças e ex-Governador do Banco de Portugal);
-Francisco Louçã (ISEG - UTL);
-António Martins (FEUC).

Organização: Docentes de Economia Internacional em colaboração com os Alunos do Núcleo de Estudantes de Economia da AAC, com o apoio da Coordenação do Núcleo de Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Bancos Europeus e Paraísos Fiscais


"José Sócrates diz que os bancos europeus têm de deixar de trabalhar com paraísos fiscais ".




O primeiro-ministro português, José Sócrates, defendeu em Bruxelas que os bancos europeus devem ser proibidos de trabalhar com paraísos fiscais, mesmo que uma decisão idêntica não seja tomada a nível mundial pelo G-20.

"Faz sentido, se não houver consenso ao nível do Mundo, que a Europa decida ela própria que os seus bancos não devem trabalhar com paraísos fiscais", afirmou Sócrates no final da Cimeira da Primavera da União Europeia.

Para o chefe do Governo português "este é o momento" para se tomarem decisões nesse sentido "sem ter a mínima hesitação nesta matéria".

Os líderes europeus prepararam durante dois dias em Bruxelas a posição comum que vão tomar na reunião do G-20 - o grupo das maiores economias desenvolvidas e em desenvolvimento - que se realizará a 2 de Abril em Londres.

Segundo José Sócrates é preciso tomar medidas concretas que possibilitem uma maior regulação, supervisão e transparência dos mercados financeiros, acusados de serem os responsáveis pela crise actual.

Apontando que "o que se vai discutir agora em Londres é basicamente a constituição de uma nova ordem económica e financeira internacional capaz de reparar aquelas que foram as razões que levaram à actual crise", Sócrates defendeu que a UE tem de assegurar "que essa cimeira vai ser uma cimeira que toma decisões", e não mais uma de "retórica".

sexta-feira, 20 de março de 2009

Durão Barroso: Recandidatura (1) e Planos pessoais (2)

1. Recandidatura

Quando se ouvia falar nos nomes de Tony Blair e José Maria Aznar para a Presidência da Comissão Europeia, eis que o PPE (Partido Popular Europeu) decide apoiar publicamente Durão Barroso para uma recandidatura.

Ângela Merkel, que tem uma grande influência dentro deste Partido, andava nos últimos tempos a ponderar a substituição do português, mas acabou por recuar e, consequentemente, deu o seu apoio à reeleição de Durão Barroso.

Uma personalidade que desejava entusiasticamente a substituição de Durão Barroso era Nicolas Sarkozy, que tinha como razão principal ou objectivo encerrar o mau ciclo que a Europa atravessa, com um novo projecto.

Gordon Brown é a personalidade que mais apoia Durão Barroso, o que não é difícil de compreender, pois é claro que não gostaria muito de ver o reaparecimento de Tony Blair na cena política, visto que este o manteve na segunda linha de acção durante o seu período de poder.

De facto, esta recandidatura de Durão Barroso tem os seus prós e contras.

Se se desejava ter um novo projecto, surgia a necessidade de colocar um homem como Tony Blair ou José Maria Aznar à frente da Europa, ou seja, um homem com forte peso. Contudo, nesta situação, surgiria um perigo para os interesses europeus. Este perigo residia no facto de os interesses europeus estarem habituadíssimos a que quem mande na União Europeia sejam 4 ou 5 países grandes em consenso e a administração de Bruxelas, o que ficava mais difícil com a presença de um homem com vida política própria e autonomia de decisão.

Durão Barroso acaba por ser o homem útil, na medida em que é um executor de políticas excelente e que faz tudo para não ser inconveniente ou irreverente politicamente. Esta escolha tem também outra vantagem que é a da estabilidade política. De facto, com esta recandidatura, não se abre uma guerra política entre socialistas, populares e liberais para escolherem entre Blair e Aznar, de acordo com os resultados das eleições europeias.

Com a manutenção de Barroso, a estrutura de poder europeia vem demonstrar que confia muito nos velhos métodos tradicionais, pois, num momento em que é essencial existir confiança para superar a crise económica e financeira e não deixar fracassar o Tratado de Lisboa, é difícil que Barroso seja o homem que a vai conseguir reavivar.

2. Planos Pessoais

-Dez anos de governação como Secretário de Estado e Ministro nos Governos de Cavaco;
-Dois anos como Primeiro-Ministro (2002 a 2004);
-Dez anos como Presidente da Comissão Europeia (2004 a 2014);
-Dez anos como Presidente da República (2016 a 2026) ???

Como se pode ver pelos 4 itens expostos, é fácil considerar que com um novo mandato de 5 anos como Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso já pode começar a planear a sua candidatura a Presidente da República em 2016. Certamente, ele já pensou nisso e agora vê a sua situação muito facilitada, pois se essa candidatura surgir coincide com o fim do segundo mandato de Cavaco Silva que não se poderá candidatar novamente.
Com tantos anos de poder, esses possíveis 10 anos como Presidente da República (2 mandatos) só lhe poderão escapar se surgir a ameaça de um candidato presidencial forte, como António Vitorino, António Guterres ou até José Sócrates.

São apenas previsões e/ou expectativas minhas, onde não incluo preparação de Guerras em Bases Aéreas...resta-nos esperar para ver...


quinta-feira, 19 de março de 2009

"NÓS, EUROPEUS" - Sessão Pública (Europeias 2009)

Na preparação da campanha para as Eleições Europeias do dia 7 de Junho, divulgo aqui uma Sessão Pública que vai decorrer em Coimbra, no dia 21 de Março, às 16h00, com a presença de Vital Moreira e Gomes Canotilho.

Durão Barroso candidata-se novamente à Presidência da Comissão Europeia

Após presidir à Comissão Europeia por um período de 5 anos, que se pautou pela luta e vinculação dos Estados Europeus em relação à preservação das condições climáticas e à tentativa de aprovação de uma Constituição Europeia, Durão Barroso reuniu o apoio do PPE- Federação Europeia dos Partidos Conservadores/Democratas Cristãos, família política a que pertence o PSD, de forma a levar a cabo a sua recandidatura à Comissão Europeia.


Visto que nas próximas eleições Europeias tudo indica que o PPE mantenha a maioria parlamentar no parlamento Europeu, é quase seguro que Durão Barroso, ex Primeiro-Ministro Português, volte a ser o eleito para continuar a liderar o rumo da Europa.


É portanto, motivo de satisfação para todos os Portugueses ter um Português num lugar de destaque como este, bem como revela o bom desempenho que Durão Barroso demonstrou no exercício das suas funções ao longo destes últimos anos.

Uma Perspectiva

Fernando Negrão aborda o estado da Justiça em Portugal.
PSD - Partido Social Democrata.

Euroscepticism

Euroscepticism is yesterday's creed...

segunda-feira, 16 de março de 2009

À Vassourada

Hoje, um grupo de adeptos do sporting tentou entregar um conjunto de vassouras no edifício da Sporting SAD, como forma de protesto pelos últimos 13 anos de administração em que as várias direcções são visadas, nomeadamente a actual.
Esta patente insatisfação dos sportinguistas prende-se de imediato com o avolumado resultado a favor do Bayern na última eliminatória da champions, aliado a exibições muito pobres e sem ambição. No entanto, a desilusão leonina não vem de agora e tem um alcance bem maior do que aquele que se imagina, aliás, o amargo de boca actual, é apenas consequência da frustração que acompanha há imensos anos todos os sportinguistas. Mais, esta desilusão de que faço alusão estende-se na mesma proporção a todos os benfiquistas, e também um pouco por toda a Europa, em clubes com tradição ganhadora e vitoriosa.

Passo a explicar: O SCP no plano do futebol conta com um currículo que incluí 18 título nacionais, 19 taças e ainda a conquista de uma competição europeia, ora, logo revela um histórico muitíssimo titulado o que lhe vale em Portugal a denominação de " Grande". Como se vê, é um clube que ao longo dos tempos se conseguiu impor de forma regular no campeonato português, cultivando uma massa de adeptos imensa. No entanto, como não há bela sem senão, nos últimas décadas apenas ganhou 2 campeonatos, que são insuficientes para matar a fome aos adeptos. Esse motivo, deve-se em muito à boa gestão levada a cabo pelo FCPorto, que arrebatou grande parte dos títulos em disputa, mas principalmente por uma razão que nos é avançada por um jornalista inglês na edição online do jornal "The Telegraph", referindo-se ao SCP na ressaca do jogo na Alemanha. Este refere que as duas derrotas leoninas frente ao Bayern representam a queda de vários históricos europeus "face ao capitalismo descarado do futebol" , ou seja, se o SCP tal como outras equipas não tivessem que se desfazer dos seus melhores jogadores, estritamente por necessidades financeiras, certamente que o desnível entre algumas equipas não seria tão grande, e o SCP poderia de facto ambicionar ganhar ao Bayern. O autor do artigo refere ainda que se o Sporting pudesse contar com craques por si formados, tais como, Simão Sabrosa, Quaresma, Figo ou Ronaldo teria a vida bem mais facilitada, como é evidente!

No entanto, é um facto que apenas uma dúzia de clubes tem capacidade de financiamento, ou, se quiserem, de endividamento para promover grandes equipas, com grandes jogadores, e salvo alguma rara excepção, dividem entre eles o espólio dos títulos em disputa. Na verdade, o sistema em que o futebol mundial está montado não é de todo democrático, e tal como os países e o mundo, existem clubes ricos, remediados e pobres, clubes da 1ª, 2ª e 3ª divisão euopeia.

Nós adeptos portugueses,somos de 3º categoria portanto, e o tempo dos cinco violinos e do Eusébio já lá vão, portanto agora resta-nos apostar na boa gestão e numa minuciosa racionalização dos recursos existentes, tal como na potencialização do jeito intrínseco que os nosso jovens têm para o futebol, nem que seja para os ver jogar cá um par de anos.

Quanto ao SCP e aos seus adeptos, como parece agora moda, fica uma nota de solidariedade, pois era sabido à partida que não passariam à próxima fase da champions.Quanto ao fosso no marcador, esse já não tem solução, e o remédio é ouvir as bocas dos adeptos rivais e esperar que o passar do tempo, uma vez mais, tudo faça esquecer.

Josef Fritzl admite incesto mas nega homicídio

O pai incestuoso austríaco Josef Fritzl, que hoje começou a ser julgado, deu-se como culpado dos crimes de violação, sequestro e incesto, mas não dos crimes de assassínio e escravatura. O julgamento do austríaco acusado de ter mantido em cativeiro e de ter violado a filha durante 24 anos começou hoje num tribunal de Sait Poelten, a 65 quilómetros de Viena. Rodeado por seis polícias, Josef Fritzl chegou ao tribunal escondendo a cara com uma grande pasta azul.

Três juízes e oito jurados vão decidir a culpabilidade ou não de Fritzl, que é acusado dos crimes de assassínio, escravatura, sequestro, violações, ameaças agravadas e incesto. O seu advogado, Rudolf Mayer, indicou que recusava a acusação de assassínio, não reconhecendo a responsabilidade do cliente na morte de um dos filhos de incesto, um recém-nascido que morreu por falta de cuidados no esconderijo pouco depois de nascer, em 1996.

Josef Fritzl, 73 anos, reconhece que manteve a filha Elizabeth em cativeiro numa cave durante 24 anos e que da relação incestuosa com ela nasceram sete filhos. No entanto, nega qualquer responsabilidade na morte de um dos filhos à nascença fruto da relação incestuosa com a filha, embora reconheça que queimou o corpo numa caldeira instalada na cave da casa onde viviam.
Três filhos foram educados por Fritzl e a mulher deste, mas três outros passaram a vida inteira na cave com a mãe sem ver a luz do dia até terem sido libertados, em Abril de 2008.

Elisabeth, actualmente com 42 anos, foi fechada na cave pelo pai a 29 de Agosto de 1984, quando tinha 18 anos. Na altura, Josef Fritzl afirmou que a filha tinha fugido de casa para ingressar numa seita desconhecida, versão aceite pelas autoridades. A família, que esteve separada durante anos, reuniu-se na clínica de Amstetten-Mauer depois de terem sido libertados pela Polícia.
Se o tribunal der como provadas as acusações, Fritzl pode ser condenado a prisão perpétua.

Fonte: Expresso online

quarta-feira, 11 de março de 2009

Inauguração Bar-esplanada da AAC

Com pompa e circunstância...foi, assim, ontem inaugurado um belíssimo espaço que vem dar vida aos jardins da AAC.

Muitos aderiram nesta inauguração, onde foram poucas as vozes discordantes perante uma festa justificada. Fogo de artifíco, jantar, muita bebida, actuação da Estudantina e Pitagórica, e a presença de figuras que tornaram este evento possível, tais como Dr. Alberto da Ponte ("Sagres"), Tomás do "In Tocha", o actual Presidente da DG/AAC, Jorge Serrote.

Todos prevêem uma futura grande adesão dos estudantes a este espaço, que vem, por certo, aproximar os mesmos da AAC e de todos os seus organismos.

domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Parabéns a todas as Mulheres.
Aqui fica a origem deste dia:
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

sábado, 7 de março de 2009

NB Club em Coimbra

Abriu ontem o NB Club em Coimbra, com cerca de 500 convidados.

Com uma estrondosa adesão neste dia de inauguração, este espaço mostra que fazia muito sentido existir um espaço como este na cidade.

Local bem escolhido, decoração cuidada criando um clima de conforto e requinte, espaços bem divididos...enfim, marca a diferença em relação aos bares e discotecas da mesma zona.

Com certas diferenças em relação ao NB de Viseu, principalmente no que diz respeito à sua dimensão, este espaço promete ser uma óptima alternativa na noite conimbricense.

Ficam aqui votos de sucesso para o grupo NB, o qual dá assim um grande passo na afirmação da sua marca.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Ensino Superior

Recentemente tive oportunidade de ler um artigo de opinião escrito pelo Amigo Jorge Serrote, Presidente de Associação Académica de Coimbra, que versou sobre o paupérrimo estado do Ensino Superior, mormente no que diz respeito ao financiamento do mesmo, bem como as fragilidades e carências evidenciadas pelos estudantes universitários no acesso e frequência do Ensino Superior Público.

Concordo plenamente! Entendo que actualmente o Estado menospreza a formação dos seus cidadãos, não apostando no sector que mais-valias pode proporcionar ao País, na medida em que profissionais com maior e melhor formação, proporcionarão uma sociedade mais esclarecida e responsável, mais apta a prosseguir o trilho do crescimento e desenvolvimento económico, com claros ganhos para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Assim, para além da falta de qualidade no Ensino Superior, o Estado permite, sem nada fazer, que certos cidadãos sejam privados de aceder a uma formação Universitária, pelo simples facto de não possuírem condições económicas, fomentando as assimetrias sociais e acentuando o fosso entre ricos e pobres.

No entanto permito-me também criticar a agenda dos responsáveis associativos das várias Instituições de Ensino Superior.
É notório que o movimento estudantil não tem identificado um projecto concreto e realista para atacar este momento dificil. É claro que, as associações de estudantes já não se regem por certos objectivos e ideais que promovam a defesa efectiva dos seus interesses e que caracterizaram gerações de estudantes num passado não muito longínquo.

São necessárias propostas efectivas com as quais os estudantes nos seu todo se identifiquem e uma política global e coerente, que se proponha em concreto a resolver os problemas dos jovens universitários.
É patente a falta de rumo e de estratégia por parte das associações universitárias, as quais, actuam por reacção à política estabelecida, quando deveriam liderar as propostas para a melhoria do estado do ensino.
Alguns avançam a falta de interesse e mobilização por parte da comunidade estudantil como consequência do próprio alheamento da sociedade civil, para a falta de credibilidade do movimento associativo mas, na minha opinião, a falta de interesse assenta e é motivada também na falta de projectos, propostas e ideais por parte do dirigismo associativo.

Não nos iludamos, os estudantes, têm que marcar a agenda política na área da Educação, sob pena de passar ao lado da discussão e do debate, e esse feito apenas será alcançado se nos permitirmos a sonhar e a lutar por um melhor Ensino, de qualidade, sem exclusões com base na condição económica de cada um.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Vital Moreira nas Europeias - as Primárias das Legislativas (2)

Pois bem...já a minha análise vai ao encontro de alguns contras desta escolha que se podem tornar determinantes. Comecemos, contudo pelos prós.

PRÓS

- Como político da velha escola, considero que é uma boa escolha para receber votos da ala mais à esquerda tentando inverter a tendência de fortalecimento do BE e do PCP nas últimas sondagens.

- Sendo um homem já pertencente a essa ala mais à esquerda, pode acalmar também a ala mais descontente do Partido Socialista.

- Vital Moreira é e sempre foi, como Sócrates fez questão de referir, um homem empenhado na causa europeia, e por isso, conhecedor da temática europeia.

- Não sendo mediático nem capaz de empolgar plateias, pode fazer com que seja criada em seu redor uma onda de seriedade e credibilidade que lhe pode garantir muitos pontos.

- Em relação às suas qualidades académicas, é fácil admirá-las e valorizar a sua inteligência, racionalidade e ponderação.

CONTRAS

- Tendo em conta que em Portugal ainda se discute pouco a questão europeia, o sentido de voto destas eleições reflecte, muitas vezes, a opinião das pessoas em relação à política interna. Para além disso, este ano, as eleições surgem no momento em que os efeitos da crise internacional estão bem visíveis, surgindo, inevitavelmente o descontentamento das pessoas. Como Vital Moreira tem sido um grande apoiante das medidas deste Governo, pode também ele ser associado às medidas que desagradam a população, e ser castigado por essa razão.

- Vital Moreira é, de facto, um político não dado a mediatismos e que prefere o combate com trabalho e estudo. Tenho dúvidas em relação à sua capacidade de liderar uma campanha deste nível, pois não tem o perfil de arrastar multidões. Falta-lhe esta dimensão política e uma certa autoridade partidária.
- Com este candidato facilmente conotado com a esquerda, considero que o PS deixa espaço ao centro para o PSD que ainda não apresentou o seu candidato.

Desta forma, resta-me salientar que espero estar errado em relação aos contras da escolha de Vital Moreira que considerei. Em relação aos prós, tenho poucas dúvidas que não se verifiquem.
Força Vital Moreira!

Vital Moreira nas Europeias - as Primárias das Legislativas (1)

Tal como referi neste blog no dia 27 de Fevereiro, houve mesmo uma surpresa na escolha do cabeça de lista do Partido Socialista às Eleições Europeias.

Vital Moreira. É este o nº1 de uma lista que vai a votos no dia 7 de Junho.

Aproveito para lhe dar os parabéns.

Definindo Vital Moreira como sendo um "grande intelectual", um "defensor do projecto europeu", " um dos grandes políticos da vida pública portuguesa, grande defensor do projecto europeu, um homem de pensamento e de cultura", José Sócrates lançou um grande trunfo para estas eleições. Uma escolha que brindou ainda pelo facto de a comunicação social não saber o nome do cabeça de lista justamente até ao momento em que o Secretário-Geral do PS se dirigiu ao Congresso para o mencionar (com uma excepção, a TSF anunciou essa grande possibilidade de Vital Moreira ser o número 1, cerca de 10 minutos antes de Sócrates o dizer).

“É uma das figuras da nossa universidade e que, a benefício do país, decidiu aceitar o desafio de regressar à política activa. Quero que saibam que é uma honra para o PS, que, depois de ter estado no movimento Novas Fronteiras, se junte agora a nós para este combate pelos valores europeus".

O secretário-geral do PS lembrou ainda que o seu partido "é mais do que qualquer outro o partido da Europa": "O PS honra-se de ter estado sempre presente em todos os momentos da construção do projecto europeu em Portugal. Esteve na adesão de Portugal à CEE com Mário Soares e Jaime Gama, esteve com António Guterres na entrada para o euro e a adopção da agenda de Lisboa". "A história do projecto europeu em Portugal confunde-se com a história do PS", concluiu.

domingo, 1 de março de 2009

Sócrates 2009 - movimento on-line de apoio


www.socrates2009.pt
Começou hoje o movimento on-line de apoio a José Sócrates com o lançamento do site Sócrates2009, a par do discurso de encerramento do secretário-geral no Congresso do Partido.

Este espaço de informação, partilha e recolha de ideias na Internet está disponível através de uma área de registo, acessível a todos os utilizadores da Internet e no espaço da Juventude Socialista no Congresso em Espinho.

"Este site está muito relacionado com a pessoa, mas está associado também ao movimento, que pretendemos criar e começa a ser construído a partir de domingo", disse Duarte Cordeiro, coordenador da página, que explicou que "a ideia é construir um movimento de pessoas que simpatizam com Sócrates, que querem enviar os seus contributos e as suas ideias políticas".

O site, que vai apresentar vídeos, fotos, conteúdos políticos e comentários, estará associado a todas as redes sociais existentes para que "as pessoas que têm as suas páginas pessoais nas redes sociais possam interagir com o site e o site também possa interagir com essas redes", adiantou ainda Duarte Cordeiro.