segunda-feira, 2 de março de 2009

Vital Moreira nas Europeias - as Primárias das Legislativas (1)

Tal como referi neste blog no dia 27 de Fevereiro, houve mesmo uma surpresa na escolha do cabeça de lista do Partido Socialista às Eleições Europeias.

Vital Moreira. É este o nº1 de uma lista que vai a votos no dia 7 de Junho.

Aproveito para lhe dar os parabéns.

Definindo Vital Moreira como sendo um "grande intelectual", um "defensor do projecto europeu", " um dos grandes políticos da vida pública portuguesa, grande defensor do projecto europeu, um homem de pensamento e de cultura", José Sócrates lançou um grande trunfo para estas eleições. Uma escolha que brindou ainda pelo facto de a comunicação social não saber o nome do cabeça de lista justamente até ao momento em que o Secretário-Geral do PS se dirigiu ao Congresso para o mencionar (com uma excepção, a TSF anunciou essa grande possibilidade de Vital Moreira ser o número 1, cerca de 10 minutos antes de Sócrates o dizer).

“É uma das figuras da nossa universidade e que, a benefício do país, decidiu aceitar o desafio de regressar à política activa. Quero que saibam que é uma honra para o PS, que, depois de ter estado no movimento Novas Fronteiras, se junte agora a nós para este combate pelos valores europeus".

O secretário-geral do PS lembrou ainda que o seu partido "é mais do que qualquer outro o partido da Europa": "O PS honra-se de ter estado sempre presente em todos os momentos da construção do projecto europeu em Portugal. Esteve na adesão de Portugal à CEE com Mário Soares e Jaime Gama, esteve com António Guterres na entrada para o euro e a adopção da agenda de Lisboa". "A história do projecto europeu em Portugal confunde-se com a história do PS", concluiu.

Sem comentários: