segunda-feira, 30 de março de 2009

Lição de Europa com "Nós Europeus"

Ontem, estive presente na Sessão Pública da candidatura do Partido Socialista ao Parlamento Europeu. Para além do cabeça-de-lista Vital Moreira, estiveram José Sócrates, Correia de Campos, José Junqueiro e Miguel Ginestal, este último já apresentado como candidato do PS à Câmara Municipal de Viseu.

Posso dizer que Vital Moreira deu uma verdadeira Lição de Europa a todos os que tiveram presentes e que foram atraídos pelas suas palavras. De facto, mostrou que sabe onde está e para onde vai.

Analisando a história da construção da União Europeia, foi deixando bem vincada a importância destas Eleições Europeias. Provou que apenas existem 3 alternativas (Grupo do PSD e CDS, Grupo do Partido Socialista, e Grupo do BE e PCP), e salientou a queda do "neoliberalismo" e a falta de programa de acção de vários partidos devido a esse facto, defendendo, inevitavelmente, uma Europa com uma economia de mercado com regulação do Estado, ou seja, rejeitando tanto um capitalismo caótico como uma economia opressiva com direcção do Estado, e uma Europa de uma espaço de liberdade, segurança e justiça.

Todo este discurso foi proferido depois de José Junqueiro, Correia de Campos e José Sócrates.
O primeiro fez questão de referir que "Viseu tem sentido bem a Europa e o desafio europeu na consolidação da democracia".

Correia de Campos, o qual é o líder do PS na Assembleia Municipal de Viseu, teve um discurso bastante europeísta, e fez questão de elogiar as qualidades académicas, políticas e humanas de Vital Moreira relembrando tempos de Coimbra. Este seu discurso muito cuidado, bem preparado para a ocasião, com um estudo rigoroso da Europa e das políticas que têm sido postas em prática no seu âmbito, leva-me a prever a sua inclusão na lista de deputados ao Parlamento Europeu. Vamos ver...

José Sócrates, que esteve na qualidade de Secretário-Geral do PS, mostrou ser um líder com olhos postos na Europa, apostando num discurso fortemente virado para o futuro, mas atento ao presente, dizendo que os socialistas são "daqueles que não têm problemas ideológicos neste enfrentar da crise com a utilização do Estado"."Queremos naturalmente uma economia de mercado, mas onde há uma intervenção do Estado para a regular e a orientar" (assunto também salientado por Vital Moreira).
Neste discurso, ficou bem explícito que o PS tem um "programa de modernização" para fazer de Portugal um país europeu, "com mais justiça social, um país que sempre ambicionámos e que faça dos portugueses um povo que tenha orgulho em dizer: ‘somos portugueses’".

Desta forma, foi uma tarde de Domingo bem passada na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, onde se notou a grande confiança dos socialistas.
Pessoalmente, sinto-me confiante numa grande campanha e numa grande vitória!

Sem comentários: