segunda-feira, 2 de março de 2009

Vital Moreira nas Europeias - as Primárias das Legislativas (2)

Pois bem...já a minha análise vai ao encontro de alguns contras desta escolha que se podem tornar determinantes. Comecemos, contudo pelos prós.

PRÓS

- Como político da velha escola, considero que é uma boa escolha para receber votos da ala mais à esquerda tentando inverter a tendência de fortalecimento do BE e do PCP nas últimas sondagens.

- Sendo um homem já pertencente a essa ala mais à esquerda, pode acalmar também a ala mais descontente do Partido Socialista.

- Vital Moreira é e sempre foi, como Sócrates fez questão de referir, um homem empenhado na causa europeia, e por isso, conhecedor da temática europeia.

- Não sendo mediático nem capaz de empolgar plateias, pode fazer com que seja criada em seu redor uma onda de seriedade e credibilidade que lhe pode garantir muitos pontos.

- Em relação às suas qualidades académicas, é fácil admirá-las e valorizar a sua inteligência, racionalidade e ponderação.

CONTRAS

- Tendo em conta que em Portugal ainda se discute pouco a questão europeia, o sentido de voto destas eleições reflecte, muitas vezes, a opinião das pessoas em relação à política interna. Para além disso, este ano, as eleições surgem no momento em que os efeitos da crise internacional estão bem visíveis, surgindo, inevitavelmente o descontentamento das pessoas. Como Vital Moreira tem sido um grande apoiante das medidas deste Governo, pode também ele ser associado às medidas que desagradam a população, e ser castigado por essa razão.

- Vital Moreira é, de facto, um político não dado a mediatismos e que prefere o combate com trabalho e estudo. Tenho dúvidas em relação à sua capacidade de liderar uma campanha deste nível, pois não tem o perfil de arrastar multidões. Falta-lhe esta dimensão política e uma certa autoridade partidária.
- Com este candidato facilmente conotado com a esquerda, considero que o PS deixa espaço ao centro para o PSD que ainda não apresentou o seu candidato.

Desta forma, resta-me salientar que espero estar errado em relação aos contras da escolha de Vital Moreira que considerei. Em relação aos prós, tenho poucas dúvidas que não se verifiquem.
Força Vital Moreira!

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente consigo!
Muito bem analisado...
Continuem...

Anónimo disse...

vital...boa escolha...não para o ps mas para o psd....

Zé Tó disse...

Heiã..gostava mt de ouvir as músicas deste senhor qd era pikeno, principalmente aquela: "eu sou o avô cantigas, todas as crianças são minhas amigas.."