quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Durão Barroso reconduzido como Presidente da Comissão Europeia

Durão Barroso foi hoje reeleito pelo Parlamento Europeu (PE) para um segundo mandato de presidente da Comissão Europeia, com uma maioria absoluta de 382 votos a favor, 219 contra e 117 abstenções.
Apesar de a votação ter sido inferior relativamente há última eleição, Durão Barroso garantiu 53% dos votos, que lhe permitem conduzir os destinos da Europa por mais um mandato, tentando conciliar as diferentes sensibilidades dos seus 27 membros.
Destaque para o discurso do Presidente da Comissão Europeia que ao usar da palavra fez questão de falar em português e de agradecer, de forma particular, ao governo de Portugal, bem como ao Presidente da República, pelo apoio demonstrado.
Referir que as expectativas são elevadas para este novo mandato, sendo que a experiência do cargo já acumulada, bem como a liberdade de acção e independência serão bem superiores, visto não haver possibilidade de novo mandato e, logo, de qualquer condicionalismo. Aguarda-se agora que cada Estado-Membro indique o seu comissário para posteriormente ser sufragada a nova Comissão Europeia.

Sem comentários: