terça-feira, 15 de setembro de 2009

Não passa deste ano

Já algum tempo que não surge neste blogue um post sobre futebol, e parece-me o momento adequado, após as brilhantes exibições que o Benfica está a fazer e a expectativa que tem vindo a criar nos seus adeptos. Finalmente parece que a política de contratações, grosso modo foi acertada, e foram contratados jogadores para posições estratégicas necessárias, que são de grande qualidade, casos do médio brasileiro Ramires, do trinco Javi Garcia e da explosão do Fábio Coentrão, que tem sido o rei das assistências.

Mas apesar do grande investimento que foi realizado, uma vez mais, esta época, custeado com crédito à banca, e o ingresso de jogadores de qualidade indiscutível, há mais um factor esta época que, até ao momento está a ser decisivo, que foi a troca de treinador e o ingresso de Jorge Jesus.
Se nos lembrarmos da época anterior verificamos que tinhamos, de forma clara, o segundo melhor plantel do campeonato, logo atrás do FCP, no entanto os resultados obtidos a época passada evidencial outra ideia. O benfica possuia na altura bons jogadores, mas deixava muito a desejar em relação à motivação dos atletas, que deve ser uma das tarefas do treinador, bem como, a disposição táctica que apresentava em campo não era a mais adequada ao plantel que possuía. Por último, o bem falante Quique Flores, prestava-se ao incompreensível de deixar certos jogadores indispensáveis do onze titular, no banco de suplentes, que se reflectiu na deficiente produção ofensiva.

Abordando a parte económica-financeira do clube, continuo a defender que o investimento bem feito e ponderado, no caso, em bons atletas com larga margem de progressão se justifica per si, sem olvidar, por sua vez, as camadas de formação, aposta esta ganha pelo SCP. Mas apesar de concordar com esta política desportiva, começo a duvidar que Luís Filipe Vieira seja de facto a pessoa indicada para continuar a liderar o projecto Benfica, porque embora na vertente das infra-estruturas, económica e de credibilidade da própria instituição, o clube tenhaavançado e consolidado consideravelmente, depois de um período bastante conturbado, é certo, que o mandato de LFV se pautou pela escassa conquista de um campeonato, uma taça de portugal e uma supertaça, que como sabemos é insuficiente para alimentar e honrar a história e os adeptos de um clube tão titulado.
Este ano afigura-se, portanto, decisivo para clarificar se LFV pussuí ainda capacidade para continuar a liderar os destinos do benfica, visto que em caso de fracasso, a sua posição ficará bastante fragilizada
Apesar de tudo um benfiquista tem que aproveitar bem os seus momentos de alegria- não vá a maré mudar brevemente- e a verdade é que estamos a praticar um optimo futebol, com uma frente de ataque temível que ao fim de 4 jornadas já contabiliza 14 golos marcados e apenas dois sofridos, e os jogadores, por sua vez, demonstram empenho e dedicação durante todo o jogo, quiçá, encarnando de vez a mística que lhes é exigida.

Sem comentários: