sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um Novo Dia


Somos diariamente confrontados com notícias da falência de várias empresas em Portugal, com o perverso resultado da escalada do desemprego, e que tem por consequência imediata, o colocar em causa a sobrevivência de inúmeras famílias.

Vivemos portanto, um período em que as preocupações com a justiça social se devem intensificar. Isto porque, de facto imensos agregados familiares vivem já numa posição de grande carência , bem como, não parece expectável que a situação económica do País e a evolução da crise a nível mundial melhorem a breve trecho.

É necessário pois, ponderar 2 tipos de situações e agir em conformidade:

Portugal vê-se a braços com uma crise económica, que está a provocar um grande aumento da taxa de desemprego e a degradação das condições de vida dos portugueses. Precisamos de levar a cabo uma política económica que incremente a estimulação da economia e o crescimento económico do País, estando essa tarefa a cabo do Estado e, por intermédio do investimento público como acção preponderante.
No entanto, deixa de ser pacífico, quando questionamos a forma de intervenção do Estado na economia, visto que o Primeiro-Ministro defende os grandes investimentos Públicos, com uma enorme despesa e sem garantias credíveis da viabilidade económica dos mesmos. Esquece-se tambem, por vezes, de referir que o dinheiro necessário ao financiamento das grandes obras, vai ser contraído à banca estrangeira e o seu pagamento vai ser protelado ao longo de dezenas de anos, responsabilizando-nos a nós e desde já, aos nossos filhos.
Não seria preferível financiar obras que possibilitem um retorno imediato e cuja realização não suscitasse nenhumas dúvidas. A título de exemplo, apostar na construção de escolas, creches, auto-estradas, reabilitar o património já existente ou mesmo, a aposta nas barragens e energias renováveis, como parece ser aposta deste governo.
Portanto, investimento público sim, mas investimento que promova de forma clara a melhoria das condições de vida, que estímule ao mesmo tempo a economia, seja de clara utilidade, e isto, sem comprometer as gerações futuras.

É imperativo salvaguardar e cuidar dos mais desfavorecidos e da classe média, de resto, aqueles que mais têm sofrido com a crise económica e o desemprego.
Todas as pessoas que recentemente perderam o seu emprego, estão, ou brevemente vão estar em situações de grande precaridade.
E o Estado se é sempre necessário, neste caso torna-se fundamental, pois , a sua principal atribuição é promover a qualidade de vida dos cidadãos, e não desistir dos mesmos.

Aguardamos que o nosso Primeiro-Ministro cumpra o prometido e lance medidas que criem emprego, promovam o investimento, e a plena saúde da economia, e não se esqueça dos mais frágeis, pois eles, mais que ninguém e mais do que nunca precisam de ajuda e precisam do apoio do Estado.

Fica o benefício da dúvida, uma vez mais!

Sem comentários: