sexta-feira, 31 de julho de 2009

Discurso

Estou aqui hoje, em nome da JS, para demonstrar uma enorme satisfação pela criação deste Movimento.
De facto, é de louvar que, numa conjuntura preocupante de afastamento progressivo dos jovens da política, surja um movimento de jovens a promover a participação cívica.
Um Movimento que prefere trocar o comodismo pelo prazer de apresentar ideias, o que nem sempre é fácil. Mas fazem isso por uma causa: Viseu, a nossa cidade, o coração de Portugal.

Como já foi dito pelo Guilherme, é essencial realçar o facto de este Movimento ser constituído por jovens independentes.
São jovens que têm um desejo em comum: um futuro para cada jovem em Viseu.
São jovens viseenses preocupados com o seu município e com as políticas do executivo camarário.
São jovens que desejam demonstrar as suas opiniões e divulgar as suas propostas para um concelho com melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

Não é, portanto, um movimento da Juventude Socialista, ou que partiu da mesma.
É sim, um movimento de jovens que necessitavam da ajuda, do suporte, do apoio da Juventude Socialista do Concelho de Viseu, por esta estar mais habituada a estes confrontos de ideias presentes nas campanhas para Eleições Autárquicas.
Para este tipo de movimentos ter resultados efectivos, é essencial a divulgação e promoção. E neste aspecto, considerou-se que a Juventude Socialista poderia também desempenhar um papel preponderante.

Assim, daqui para a frente, vai ser notório que o Movimento “O Futuro é Jovem” e a JS vão andar de braço dado, pois ambos se revêem na candidatura do Dr. Miguel Ginestal e desejam fortalecê-la provando que todos nós lutamos pelo futuro de Viseu.

E é lutando por esse futuro e para provar que isso é verdade, que pretendemos que este Movimento não termine no dia 11 de Outubro. Este Movimento irá continuar depois das Eleições, com novas tertúlias, novas propostas, novos desafios, rumo ao futuro, acreditando sempre que é possível fazer de Viseu, uma cidade com oportunidades para os jovens!

É também nosso objectivo, criar um Manifesto Autárquico com propostas políticas concretas, simples … ou seja, algo que nos distingue positivamente da candidatura de quem governa o município há 20 anos.
Um Manifesto que vai promover um novo modelo de gestão autárquica, o qual pensamos ser possível com o Dr. Miguel Ginestal e a sua equipa.
Um novo modelo que dê um novo rumo à cidade, um novo ar.
Um novo modelo que liberte Viseu do ambiente de pressão que impede os seus agentes económicos e culturais de mostrarem do que são capazes.
Um novo modelo que oiça os cidadãos e que os integre nas políticas municipais, e nas decisões que as possibilitam.

Tanto a Juventude Socialista, como a candidatura do Partido Socialista, reconhecem a mais-valia dos jovens desta cidade, e compreendem a sua recusa em estar à margem da evolução de Viseu.

Não existe causa mais nobre e gratificante do que ajudar a nossa cidade neste momento, para que ela nos ajude num futuro próximo.

O futuro da cidade está essencialmente nas mãos dos jovens.
A juventude viseense está disposta a assumir esse compromisso!

O FUTURO É JOVEM!

O FUTURO É AGORA!


JOSÉ PEDRO GOMES (JS - Concelhia de Viseu)

Sem comentários: