sexta-feira, 5 de junho de 2009

Posição clara (agora sim!)


Vital Moreira tem sido alvo de várias críticas devido às suas declarações acerca de alguns temas e que são consideradas precipitadas, possibilitando imediatamente respostas de outros candidatos ao Parlamento Europeu.

Ontem (numa entrevista à RTP2), ficou bem esclarecida a posição de Vital Moreira em relação à escolha do próximo Presidente da Comissão Europeia. Já sabia que esta era a posição dele (tanto por ter percebido logo quando ouvi as declarações, como pela entrevista que deu há cerca de um mês ao Correio da Manhã), mas esta precisava de ser demonstrada com eficácia nos media. Isto, porque sem esta justificação mais esclarecida, há sempre espaço para críticas dos adversários.

Sendo assim, a posição é mesmo esta (e concordo plenamente): se o PSE vencer as eleições europeias, elegendo mais eurodeputados, o Presidente da Comissão Europeia deve ser um Socialista. Pelo contrário, se for o PPE a vencer, o Presidente da Comissão deverá ser deste grupo. Para nós, portugueses, e usando a justificação do interesse nacional, Durão Barroso deve ter o nosso apoio, nestas circunstâncias.

Esta era e é a minha opinião, e Vital Moreira também a deixou bem vincada ontem, como já tinha tentado antes, mas com pouca eficácia, dando possibilidade aos adversários de falarem sobre as possíveis divergências entre Vital Moreira e José Sócrates. Agora sim, posição esclarecida!

Sem comentários: