terça-feira, 21 de abril de 2009

Sondagem da preferência pelo escudo, em vez do euro a servir de escudo perante a crise!

Em relação a esta sondagem divulgada em Bruxelas, é lícito referir que quase dois terços dos portugueses não entenderam adequadamente o estado da Islândia e do Leste Europeu, por exemplo.

É que estes quase dois terços dos portugueses defendem que Portugal estaria melhor protegido contra a crise económica e financeira se a antiga moeda nacional, o escudo, ainda existisse. E esses 62% dos 1000 portugueses inquiridos constituíram a mais elevada percentagem dos 15 países da Zona Euro.

O estudo de opinião realizou-se entre 16 de Janeiro e 22 de Fevereiro a cerca de 27.000 cidadãos da União Europeia.

Eslováquia, Finlândia e Bélgica são os únicos onde se considera que o euro teve um papel positivo face à crise (66%, 61%, 54%, respectivamente.)

De facto, é esta a opinião dos portugueses que demonstra um certo desconhecimento em relação à economia do país e da Europa. Ao aderir ao Euro com António Guterres, Portugal passou a usar uma moeda com níveis de estabilidade muito mais elevados e com uma capacidade de valorização relativamente às moedas mais fortes do mundo. Era essencial fazer parte da Zona Euro, na medida em que a nossa economia é frágil, e com esta adesão haveria mais estabilidade e mais responsabilização do poder governativo, limitando também a exposição às taxas de câmbio.

Confesso que, neste tipo de estudos de opinião, não é de esperar outro resultado. Isto, porque é notório o enorme descrédito que existe em Portugal em relação à União Europeia. E não é só em Portugal...

Há que agir no sentido de mostrar às comunidades que vale a pena acreditar e confiar na União, nos sistemas políticos...surge aqui um espaço de debate importante que deve ser aproveitado para repensar algumas políticas. Este espaço de debate pode corresponder à campanha para as Eleições Europeias, aliás, deve corresponder mesmo!
É importante mostrar que estar na União Europeia proporciona benefícios práticos...tudo isto para não desmoronar as esperanças das comunidades.


1 comentário:

Raúl Ribeiro disse...

ainda temos muita ignorância neste país.....! concordo contigo...