segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sismo em Itália

O centro de Itália sofreu esta madrugada um sismo de magnitude 6,7 na escala de Richter, que provocou de acordo com dados provisórios, 150 mortos, para além de, mais de 1500 pessoas estarem feridas e cerca de 50000 perderam a sua habitação. A província de Abruzzo, cuja capital é Aquila, sofreu danos de vária ordem, e a grande maioria das casas da zona histórica apresenta-se com fendas e em muito mau estado.

O Primeiro-Ministro Italiano, Silvio Berlusconi, decretou estado de emergência e foram enviadas várias equipas de busca e salvamento para a zona afectada. Afirmou que era a pior tragédia do milénio, neste que foi o o quarto pior tremor de terra da história de Itália e o mais grave desde 1980.

A polémica já estalou, visto que Giampaolo Giuliani, investigador do Laboratório Nacional de Física de Gran Sasso, previu há cerca de um mês que um forte sismo ia assolar Aquila, no entanto, após alertar as autoridades, estas não deram importância à comunicação, alertando a Protecção Civil que era impossível prever semelhante tragédia.

Entre as vítimas não se encontram portugueses.

Sem comentários: