quarta-feira, 1 de abril de 2009

Marques Mendes

Esta semana, em princípio será anunciado o nome do cabeça de lista do PSD às eleições Europeias e que, na fase em que vão decorrer, enquanto antecâmara das legislativas, poderão influenciar de forma decisiva o eleitorado a optar por PS ou PSD para governar Portugal.
Já foi avançado por várias vezes o nome de Marques Mendes para encabeçar as listas do PSD ao Parlamento Europeu, nome com o qual concordo inteiramente.
Na minha opinião, Marques Mendes é hoje, após deixar a presidência do PSD, visto como pessoa íntegra e capaz, e detendo um capital de confiança interessante por parte do eleitorado. É pois, um nome bem mais forte do que Vital Moreira, para além da sua superioridade ao nível da oratória e do combate político.

Afigura-se portanto, bastante provável, do meu ponto de vista, que a conjugação de dois factores possa influenciar de forma decisiva as eleições Europeias a favor do PSD. Como disse, o primeiro factor é a "força" do "candidato" Marques Mendes, o segundo prende-se também com a insatisfação patente do eleitorado com o Governo, que tenderá para penalizar este último, fugindo o eleitorado de esquerda, como vem sendo tendência nas sondagens, para o PCP e o Bloco de Esquerda, e o PSD tentando ganhar as eleições ao centro.

Caso o resultado seja favorável para o PSD nas Europeias, no meu entender, todos os cenários são expectáveis, e o PSD poderá reentrar novamente na luta para ser alternativa credível aos olhos do eleitorado e acreditar que, de facto, tem condições para derrotar o PS nas eleições Legislativas.

Ainda existem muitas incertezas quanto a cabeças de lista e respectiva constituição, bem como, a forma que cada partido vai adoptar para "atacar" as Europeias. No entanto, e apesar de não saber o desfecho, creio que vão ser fundamentais para aferir quem será o próximo governo de Portugal.


P.S. - É de extrema importância que todos os partidos políticos encarem as eleições europeias com seriedade, e se esforcem por esclarecer a opinião pública, num momento em que a Europa assume cada vez mais um papel decisivo na nossa afirmação enquanto Nação Democrática e que tem a modernidade e o desenvolvimento por objectivo base.

2 comentários:

Gonçalo disse...

Marques Mendes superior a Vital Moreira, ao nível da oratória?? Só podes estar a brincar! A única coisa que ele tem a mais em relaçao ao Vital Moreira é mediatismo, fruto da sua carreira quase exclusivamente pública (política) e, mesmo assim, duvido que tenha esse tal capital de confiança junto do eleitorado, na medida em que nem entre os sociais-democratas foi consensual (quanto mais a nível nacional...), além de que não se lhe reconhece nenhum mérito na sua área de formação. Vital Moreira, pelo contrário, apesar de não ser tão conhecido dos portugueses, é, reconhecidamente, um académico brilhante, que dá 10-0 a Marques Mendes e provavelmente a quem quer que seja a escolha do PSD. Acho que foi uma boa opção, pois é tempo de chamar à política os bons profissionais da nossa sociedade, em vez de olhar apenas para o cartão do partido e de se continuar com clientelismos político-partidários. O país só tem a ganhar se assim for.

Anónimo disse...

Concordo Gonçalo!!!!!