terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Murtosa Ciclável

O Projecto Murtosa Ciclável é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Murtosa e que visa a utilização da bicicleta enquanto meio de mobilidade sustentável. É tambem ambição deste pequeno município, situado no distrito de Aveiro, de ligar por ciclovias todo o concelho, de forma a que se possa circular e utilizar a bicicleta como meio de transporte, de forma agradável e segura.

Fica aqui patente o exemplo de um município que apesar da sua reduzida dimensão, consegue por via da imaginação, criatividade e empenho procurar novas soluções para melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes, ao mesmo tempo, que apresenta um programa bastante apelativo para todos os que queiram visitar e usufruir de todas as potencialidades naturais que a Murtosa tem para oferecer.

Ficam aqui informações adicionais sobre o Projecto Murtosa Ciclável, a consultar em http://www.cm-murtosa.pt/.


O Projecto Murtosa Ciclável teve a sua génese na candidatura, feita pela Câmara Municipal da Murtosa, em Maio de 2006, ao Projecto Mobilidade Sustentável, promovido pelo então Instituto do Ambiente, actual Agência Portuguesa do Ambiente.
O Projecto Mobilidade Sustentável tinha como objectivo principal a caracterização de tipologias de áreas urbanas que permitissem a identificação de problemas comuns em termos de mobilidade urbana, com vista a um apoio técnico à elaboração e implementação de acções concretas.
A Murtosa apresentou um Projecto que assentava na valorização do potencial da utilização da bicicleta na mobilidade do Concelho, o qual, pelas suas características físicas e sociais, se apresentava, desde logo, como um autêntico “case-study” regional e até nacional, no que às bicicletas dizia respeito.
A candidatura da Câmara Municipal da Murtosa foi uma das 40 escolhidas, como caso de estudo, num universo de 124, tendo sido a única do distrito de Aveiro a passar a fase de selecção.
Indo de encontro à vontade manifestada pelo Executivo Municipal, a Agência Portuguesa do Ambiente escolheu a Universidade de Aveiro como parceira na definição do Projecto de Mobilidade para o Município da Murtosa, tendo o respectivo protocolo de cooperação sido assinado no início de 2007.
Aos três parceiros iniciais – Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Aveiro e Câmara Municipal da Murtosa – foram-se juntando outros, cujo domínio de acção tivesse relevância para o projecto. Neste âmbito foram convidados a ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, a Escola Padre António Morais da Fonseca, a Inovaria e o BioRia, formando assim uma rede informal de parceiros, para a implementação da Murtosa Ciclável.
Em 21 Junho de 2007 foi entregue o primeiro documento do Projecto de Mobilidade Sustentável do município da Murtosa - Diagnóstico.

No âmbito do Projecto "Murtosa Ciclável" foi definida uma rede de ciclovias, que inclui as infraestruturas já existentes e as infraestruturas a construir no futuro. Para além da definição de corredores "bike friendly" no interior do núcleo urbano, a rede foi pensada no sentido de potenciar a fruição e a descoberta do património natural e cultural do Concelho da Murtosa.

Nesse pressuposto, a rede prevê a implementação de uma rede ciclável na totalidade da frente ribeirinha do Concelho, a qual, só por si, representa uma extensão de cerca de 30Km.
O mapa mostra a implantação da rede ciclável do Concelho da Murtosa, diferenciada, por cores, consoante o estado de implementação e os materiais a usar, de acordo com a legenda.

Sem comentários: