terça-feira, 1 de junho de 2010

Secretário-Geral da JS no Distrito de Viseu - a visita pelos 6 concelhos escolhidos


28 de Maio:

18h00 - Tabuaço

- Recepção na Câmara Municipal de Tabuaço, pelo Dr. João Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal.

- Visita ao Museu Imaginário Duriense (MIDU), primeiro pólo do Museu do Douro a abrir portas e encarado como um espaço de recolha e divulgação de todas as manifestações do imaginário tradicional do Douro, tanto na vertente do património imaterial herdado (lendas, tradições, cancioneiro, romanceiro, etc), como na vertente da utopia e da imaginação das novas gerações. A sua ligação a espaços de referência de lendas e tradições pretende alargar a acção do MIDU ao território duriense, através de roteiros de visita e evocação.

- Debate no MIDU sobre as características do concelho de Tabuaço (carências e qualidades) e o programa que o executivo camarário está a pôr em prática, depois de ter vencido as eleições autárquicas de Outubro de 2009.

- Jantar.

- Convívio num bar.

- Dormida em Moimenta da Beira.


29 de Maio:

9h00 - Moimenta da Beira

- Recepção na Câmara Municipal de Moimenta da Beira, pelo Dr. José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal.

- Debate no Salão Nobre da Câmara Municipal de Moimenta da Beira sobre as características do concelho, iniciativas previstas pela Câmara no sentido de elevar o nome do município, e políticas de juventude que estão já a ser executadas.

- Visita ao Pavilhão Municipal.

11h30 - Sernancelhe

- Visita à aldeia de Lamosa (aldeia onde tomámos conhecimento que inúmeros jovens se viram forçados a emigrar devido à falta de emprego, e fomos confrontados com investimentos públicos avultados que se encontram sem manutenção).

- Visita às instalações dos Bombeiros Voluntários que necessitam de novas instalações, as quais já estão a ser projectadas.

- Visita à Feira Aquiliniana (em honra de Aquilino Ribeiro) no Centro Histórico da Lapa.

- Almoço

16h00 - Sátão

- Reunião na Sede da Junta de Freguesia de Sátão.

- Intervenções de Ricardo Santos (Coordenador da JS Concelhia de Sátão) e de Armando Cunha (Presidente da Junta de Freguesia de Sátão) que nos puseram a par da realidade da freguesia e do concelho.

- Visita à ETAR de Sátão, que se encontra sem manutenção.

- Visita ao Museu de Sátão.

- Visita às instalações do antigo Centro de Saúde que se encontram ao abandono.

18h00 - Mangualde

- Reunião no Hotel Senhora do Castelo, onde se falou da relevância da iniciativa "Semana Federativa" e das medidas já postas em prática pelo executivo camarário mangualdense desde Outubro de 2009, as quais marcam a diferença em relação ao executivo anterior do PSD, pelo seu carácter estrututal e pela relevância que atribuem à juventude e à criação de emprego e de infra-estruturas atractivas para a instalação de várias empresas.

- Intervenções de Fernando Beja Correia (Coordenador da JS Concelhia de Mangualde), Marco Almeida (Presidente da Comissão Política Concelhia de Mangualde do PS), Rafael Guimarães (Presidente da Federação Distrital da JS Viseu), Duarte Cordeiro (Secretário-Geral da JS), e João Azevedo (Presidente da Câmara Municipal de Mangualde).

19h30 - Viseu

- Visita às instalações recém-inauguradas da Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV).

- Reunião com Gualter Mirandez, Presidente da ACDV.

- Jantar.

- Fim da Semana Federativa com intervenções de José Pedro Gomes (Coordenador da JS Concelhia de Viseu) e Rafael Guimarães (Presidente da Federação Distrital da JS Viseu).

Sem comentários: