sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quem não tinha nada a perder...ganhou!


Debate na íntegra.


O líder liberal-democrata, Nick Clegg, foi o vencedor do debate de ontem entre os candidatos a primeiro-ministro dos três maiores partidos do Reino Unido. O actual chefe do Governo, Gordon Brown, defende a maioria trabalhista, que dura desde 1997. O Partido Conservador do seu rival David Cameron lidera as sondagens há mais de um ano e é o favorito nas eleições de 6 de Maio.

O debate foi filmado em Manchester e segundo uma sondagem realizada pela cadeia de televisão que transmitiu o programa, a ITV, Clegg foi o melhor para 43% dos eleitores, enquanto Cameron só conseguiu 26% de preferências. Gordon Brown foi o melhor para apenas 20% dos inquiridos.

O confronto foi negociado ao pormenor pelas campanhas dos três partidos e havia complexas regras para gerir a discussão. O moderador era neutro, mas podia mandar calar os candidatos. E estes respondiam a perguntas de uma audiência que não se pronunciava. A ITV permitiu-se uma inovação, ao colocar na imagem a reacção de um grupo de indecisos colocados em sala à parte e que pressionavam botões de um aparelho, obtendo-se uma média de satisfação por cada frase. Brown começou em terreno negativo e Clegg conseguiu vários picos de interesse logo de início.

O debate centrou-se em temas como economia, crime, imigração e forças armadas. As sondagens nacionais anteriores ao debate (valores médios agregados) davam aos conservadores 38%, aos trabalhistas 30% e aos liberais-democratas 20%. No sistema britânico isso pode significar um resultado sem maioria, com provável vitória conservadora, que nesse caso teriam de negociar apoio parlamentar.

Fonte: Diário de Notícias online

Ver também esta análise.

Sem comentários: