segunda-feira, 29 de março de 2010

Discurso na apresentação da candidatura de Lúcia Silva


Estamos aqui hoje por uma razão: pela apresentação da candidatura da Prof. Lúcia Silva à liderança da concelhia do PS.

Conheci a Prof. Lúcia há pouco tempo, mais propriamente, na preparação da campanha para as eleições autárquicas, quando fui o responsável pela campanha ligada aos jovens e quando a Prof. Lúcia Silva era candidata à freguesia de Coração de Jesus. Foi uma grande candidatura, cheia de dedicação e mobilização. Os resultados foram negativos, mas isso não retira os méritos da candidatura. Isso só mostra que essa mobilização tem de começar muito tempo antes!

E por falar em mobilização, quero rapidamente dizer o que tem sido feito pela JS neste início de mandato, ou seja, desde Janeiro.
- Estivemos presentes nas Assembleias Municipais;
- Participámos nas iniciativas do Dia da Mulher, organizadas pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Viseu;
- Estivemos presentes numa Conferência sobre “Os Novos Desafios do Poder Local”, na Pousada de Viseu;
- Num Workshop sobre Desenvolvimento Regional, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra;
- No Fórum Novas Fronteiras, em Braga;
- Fomos interventivos no Congresso Distrital da JS, em Moimenta da Beira. Fomos a única concelhia do distrito a apresentar uma Moção Sectorial, a qual foi aprovada por unanimidade pelos delegados presentes. Uma Moção sobre Emprego, Empreendedorismo e Emancipação, a qual chamámos de “Política dos 3 E’s”.
- Temos enviado Comunicados para a Comunicação Social divulgando as nossas opiniões e intervenções (temos enviado 1 por semana).
- Já temos facebook, twitter e estamos a obter informações com vista à criação do nosso site oficial. Para além da sociedade real, queremos estar presentes na sociedade virtual, porque temos de nos adaptar a formas de comunicação que são eficazes e eficientes, nomeadamente para um público jovem.

Assim, estamos a construir e a estabelecer as bases para poder ir para o “terreno” e divulgar todas as acções com sucesso. Defendemos que acções sem divulgação, sem comunicados, significam o mesmo que não as realizar.

Estou a dizer tudo isto, pois consideramos que o PS deveria fazer o mesmo, ou seja, intensificar a sua actuação tanto na sociedade real, como na sociedade virtual. Portanto, apesar de ainda existir muito para fazer, demos já início ao cumprimento dos 3 pilares que sustentaram a minha candidatura à liderança da concelhia da JS: mais e melhor intervenção, mais e melhor visibilidade, mais e melhor formação.

Cumpriremos os 3 pilares, e para provar esse objectivo, posso dizer aqui que, na primeira reunião da Comissão Política Concelhia do PS, a JS estará presente e apresentará um Plano de Actividades com Estimativas de Gastos, o qual está previsto nos próprios Estatutos da nossa organização, mas nunca foi feito aqui em Viseu. Será um documento que mostrará a organização, empenho, planeamento e responsabilidade da JS, e que vai deixar bem vincada a nova relação entre JS e PS, uma nova parceria, apesar das acções autónomas.

Nos últimos tempos, a Prof. Lúcia tem-me dito algumas coisas, as quais passo a citar:
“A minha candidatura só faz sentido se for realizada com a Juventude”, e “Como Professora de Jovens, todos os dias, eles fazem-me acreditar no Futuro”.
É com estas palavras da Prof. Lúcia que termino esta minha intervenção e dirigindo-me a si, digo-lhe:

Conte comigo, e com o meu apoio!
Conte com a JS, e com a nossa crítica construtiva!
Conte connosco, e com a nossa intervenção e mobilização!

Porque Viseu precisa de um PS forte e dinâmico!
Porque Viseu merece mais e melhor!

Viva a JS! Viva o PS! Viva Viseu!

Sem comentários: