terça-feira, 3 de novembro de 2009

Saudades de um extremo

Já desisti de comentar a situação do Sporting. Prefiro recordar-me de jogadores como este e da falta que faz...Ivone de Franceschi!

Alguém que me acompanha nestas recordações:

in www.uniaodefacto.blogs.sapo.pt, por Bernardo Pires de Lima

"Quando o Sporting foi campeão com Inácio, assisti a dois episódios inesquecíveis. O primeiro foi na bancada de Vidal Pinheiro (conhecido como quintal pinheiro), a poucos minutos do final. Eu estava imediatamente atrás do nosso banco de suplentes e um jogador saltava em cima do banco como se não houvesse amanhã. Entoava os cânticos connosco, até nos dar a sua camisola durante a festa final. Esse jogador não era das escolas, deve ter visto o Sporting pela televisão umas três vezes na vida, mas nunca mais me saiu da memória. Era italiano - o único italiano campeão - e chamava-se Ivone De Franceschi. Conclusão: ser da cantera nem sempre é sinal de amor ao clube e alto profissionalismo. Ivone esteve apenas alguns meses em Alvalade e deu tudo o que tinha em todos os jogos. Foi um grande campeão. Quando regressou a Alvalade com a camisola do Chievo, há uns verões atrás, foi longamente ovacionado de pé.

O segundo episódio é com o mesmo jogador. Chamado à SAD, já depois de terminado o campeonato, saiu em lágrimas do estádio. Tinha sido dispensado, ou melhor, o clube não tinha accionado a cláusula de opção, julgo eu. Para um sócio de coração, não de carteira, o que interessa é apenas isto: é indiferente se vem de Alcochete e é um "activo" para vender no futuro; o relevante é que tenha ganas de vestir a camisola e ganhar coisas. Aqui."

Sem comentários: