segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Resumos (2)

Falemos agora de eleições autárquicas.

Bem...a nível nacional, o PS obteve um grande resultado (destaque para Lisboa, com maioria). Aumentou o número de Câmaras conquistadas, e foi o partido com mais mandatos e mais votos. Não há mais nenhum aspecto a apontar a nível nacional, pois as autárquicas não devem ser analisadas a esse nível. Não faz sentido, e os portugueses deixaram bem provado que sabem separar eleições diferentes.
Por isso, vamos lá falar do meu concelho (o João Paulo já falou do dele).

Não sou o coordenador da Juventude Socialista - Concelhia de Viseu, mas nestas eleições, foi-me delegado todo o trabalho da JS, passando eu a ser o director de campanha da Juventude, e o representante da JS em todas as acções.

Foi um trabalho árduo.

Nós, JS, começámos por ajudar a criar um movimento de jovens independentes que queriam apoiar a candidatura do PS à Câmara Municipal de Viseu, encabeçada pelo Dr. Miguel Ginestal.

Após essa criação, organizámos todas as nossas acções em conjunto.

Demos um nome ao movimento ("O Futuro é Jovem"), formalizámos o mesmo numa conferência de imprensa; criámos um blogue; fizemos um vídeo com depoimentos de alguns jovens do movimento; organizámos a apresentação dos mandatários da juventude da candidatura do PS, sendo esta filmada do início ao fim; elaborámos um manifesto autárquico ("10 áreas, 56 propostas - o contributo dos jovens"), com disponibilização completa no blogue e distribuição de flyers em arruadas; promovemos uma "BlogConf" (Conferência de Bloggers) com o Dr. Miguel Ginestal, filmada e transmitida em directo em vários blogues através da "DãoTV", e usando a plataforma "LiberOpinion"; participámos nas iniciativas por todas as freguesias promovidas pela candidatura, tais como sessões de esclarecimento, visitas, arruadas, comícios; organizámos conversas de jovens com o Dr. Miguel Ginestal, as quais existiram do início ao fim da campanha e que fortaleceram a nossa relação com base em convicções e visões comuns.

Quanto ao resultado final das eleições: "a vitória do voto de gratidão sobre o voto da razão"! Esta frase simboliza bem o que se passou nestas autárquicas para o concelho de Viseu. Infelizmente, foi esta a vontade dos viseenses...não entrar no futuro AGORA, como nós propunhamos. Preferiram adiar, mais 4 anos...!

E porque a vontade do povo é soberana, só me posso orgulhar de tudo o que fiz... valeu a pena, pá!

Porquê? Por tudo. Mas, essencialmente, porque fizemos tudo por uma causa: o coração de Portugal, o nosso concelho, Viseu!!!


(Agradecimento especial ao grande candidato Miguel Ginestal, ao Marco Rodrigues, ao Manuel Mirandez, Guilherme Santos, Hugo Dantas, Tiago Branco, Rafael Guimarães, José Coimbra, Artur Sousa, Sr. Fernando, Bruno Pereira, Sr. Carlos, Sr. Albano, Prof. Bexiga, André Bernardo, João Paulo Rebelo, Farmhouse, Alexandre Santos, João Barros, Patrícia Monteiro, Dra. Fátima, e...à Sara, claro! Obrigado a todos!)

(Mais um aspecto: não cheguei a ser eleito deputado para a Assembleia Municipal. Ia em 14º, e o PS elegeu 11. Paciência. Obrigado aos que quiseram que eu fizesse parte dessa lista e nesse lugar, apenas com 20 anos... obrigado pelo reconhecimento.)




1 comentário:

Mónica Santos disse...

Gostei muitos dos flyers. Deixaram um no meu carro e tive de o ler porque estava mesmo muito bem feito. Parabéns (apesar do resultado eleitoral)!