sábado, 4 de julho de 2009

"Os rostos de quem quer ser presidente da Câmara de Viseu"

Fonte: Jornal do Centro (clicar aqui para ver a página do jornal com as imagens dos candidatos)

Ao contrário do que se previa, o leque dos cabeças de lista à Câmara Municipal de Viseu acabou por trazer algumas surpresas, sobretudo nos partidos mais pequenos. Entre cinco candidatos, agora todos conhecidos, há duas mulheres, Helena Sarabando da CDU e Graça Pinto do Bloco de Esquerda (BE). O CDS-PP aposta na juventude com Francisco Mendes da Silva. No PS e PSD, nada de novo, o socialista Miguel Ginestal repete a candidatura e Fernando Ruas recandidata-se pelo PSD ao sexto mandato.

Enquanto Miguel Ginestal segue a sua pré-campanha eleitoral semana a semana, depois se ter oficializado a candidatura em finais de Abril, este semana foi a vez da CDU acabar com o suspense à volta do candidato da coligação e apresentar na quarta-feira, em conferência de imprensa, Helena Sarabando Neves.

Já na semana passada, o BE tinha desfeito a dúvida ao anunciar o nome da Graça Marques Pinto.

Por apresentar está o candidato do CDS-PP, o partido não confirma o nome de Francisco Mendes da Silva, mas é dado como certo por fontes próximas do processo. Já Fernando Ruas, que ainda não marcou a apresentação oficial da recandidatura, é dado como certo pelo próprio PSD, que divulgou, na terça-feira, no final da reunião da Comissão Política Nacional, a lista dos 18 candidatos às capitais de distrito para as eleições autárquicas, onde consta o nome de Fernando Ruas em Viseu.

João Pedro Barros, ex-governador civil de Viseu e um histórico do PSD em Viseu considera "positivo" a entrada de novos rostos para a luta autarquia em Viseu porque a "vida na política faz-se da inovação das gerações, cada uma tem ideias novas, possuidora de uma visão diferentes" das coisas. Mas assume a vantagem do actual presidente, Fernando Ruas.
Outro dado positivo avançado pelo analista, é a presença de duas mulheres no leque de candidatos: "primeiro têm uma sensibilidade diferente, em segundo está na hora de acabar com a ideia que um determinado tipo de lugar é para os homens". João Pedro Barros admite ainda que podem vir a fazer um bom papel na "civilização do debate" e na forma de estar da campanha eleitoral. Já outro comentador do Jornal do Centro, João Inês Vaz, também ex-governador Civil de Viseu (PS), embora veja com bons olhos a entrada de mulheres no debate autárquico, deixa um alerta à CDU "se vier alinhada com as ideias retrógradas do PCP, nada feito".
João Inês Vaz, num olhar para a lista de candidatos "saúda a juventude do CDS" e, apesar das caras novas, entende que "o filme se vai repetir" e o concelho não se vai livrar da bipolarização, "prejudicando tudo".

Sem comentários: