segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Alguém quer saber da Europa ?"

  • "O Portugal de hoje não se compara com o de 1986. Percorreu-se um longo caminho em diversas áreas como as infra-estruturas, a saúde, a economia ou o ensino superior. Portugal tem uma sociedade mais aberta e moderna. O problema é que Portugal andou a 40 km/h e a restante Europa a 80 km/h. Portanto, começou em último e continua entre os últimos, mesmo depois dos vários alargamentos, ao nível do rendimento médio."

    Bruno Proença, Diário Económico
    Texto na íntegra.

De facto, o Portugal de hoje é muito diferente. Nasci em 1989, mas apercebo-me facilmente de diferenças em muitas áreas.

Portugal tem de encontrar nesta crise, uma oportunidade para aumentar essa velocidade de 40 km/h para uma ao nível da UE, e porque não, superior. O futuro de Portugal vai estar muito ligado ao futuro da Europa, e isso não é negativo. É frustrante como os portugueses contribuem tanto para a abstenção nas eleições europeias, como duvidam tanto da integração europeia, como chegam a pensar que estaríamos melhor com o escudo...há uma ausência de compreensão em relação ao enquadramento do nosso país e o que beneficiamos disso...! Realmente, há muitos a não querer saber da Europa!

Sem comentários: