quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Uma questão de identidade

Depois dos meus sinceros elogios ao desempenho da equipa do Sporting frente ao Benfica e ao trabalho intrínseco do Paulo Bento, eis que acontece este resultado desastroso no Estádio José de Alvalade: 0-5 frente ao Bayern de Munique.

Estive presente no estádio e posso confidenciar que Paulo Bento falhou redondamente na escolha dos elementos de campo.

Pela primeira vez, vi o treinador leonino não escolher a equipa ideal do Sporting com a sua identidade que existe durante esta época, mas sim a optar por uma equipa anti-Bayern.

É um facto que o Bayern não pratica um futebol avassalador que encoste os adversários à área defensiva. O futebol dos alemães, neste momento, não incomoda assim tanto, todavia, o Sporting, ao apresentar-se com uma equipa em função do adversário, demonstrou que estava ali a pensar primeiramente na equipa alemã e não em si próprio.

Foi, de facto, um erro colossal de Paulo Bento.
Paulo Bento é um óptimo treinador, um treinador que valorizo bastante, mas que me decepcionou neste jogo, por ter deixado de pensar em si próximo, nas suas capacidades, no fundo, na sua liderança.

Esta época, o Sporting tem mantido uma certa identidade...uma identidade que não era tão vincada há alguns anos. Neste jogo, perdeu essa identidade perante um ambiente fantástico proporcionado por cerca de 40 mil adeptos que saíram do estádio muito antes do apito final (eu incluído).

É preciso passar por cima deste desastre, desta desilusão, pois aproxima-se o importante encontro com o FC Porto, onde uma derrota implicará o afastamento do Sporting da corrida pelo título. Um empate já será um bom resultado que nos deixará a 4 pontos do líder. Embora deseje a vitória, aposto num empate neste jogo, onde espero que o Paulo Bento volte a mostrar a sua liderança.

Nesta linha de pensamento, resta-me referir que é indispensável voltar a acreditar nessa identidade que o plantel leonino demonstra ter. Tudo isto só é possível com a liderança de Paulo Bento e deixando bem vincada a identidade deste Sporting de 2008/2009.

Sem comentários: