segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Resumos (1)

Nos últimos tempos, notou-se bem que eu e o João Paulo andámos bastante ocupados e que raramente sobrava tempo para partilhar o nosso dia-a-dia com a blogosfera. Deixo aqui o nosso pedido de desculpas, tanto aos bloggers como a todos os restantes visitantes, incluindo aqueles que pessoalmente me lembravam que o "Certas Divergências" estava a perder dinamismo e que sentiam falta das habituais e saudáveis divergências dos autores.

Passado este período de eleições legislativas e autárquicas, muitas são as conclusões...boas e más.

Quanto às Eleições Legislativas, Portugal decidiu avançar. E bem! Escolheu um programa claro até 2013, e mostraram confiança depois do mandato 2005-2009, ainda que usando também um voto de alerta para determinadas matérias. O PS compromete-se a dar a devida atenção a todos esses votos de alerta através de um espírito de maior negociação e cooperação.

Gostei do resultado e gostei da não-maioria absoluta. Penso que nesta altura, a não repetição da maioria absoluta é positiva, pois exige essa maior negociação e cooperação, mais confronto de ideias com os restantes partidos e demais associações, mais cuidado com certas matérias intrinsecamente mais sensíveis. Porém, pode ser perversa por exigir uma maior responsabilidade por parte dessas organizações, e, por isso, o "bota-abaixismo" e a "crítica pela crítica"não pode constituir a atitude das mesmas.

Fora destas questões mais políticas ligadas ao funcionamento da Assembleia da República, não há dúvidas que os portugueses querem o PS a governar, querem José Sócrates como Primeiro-Ministro e, consequentemente, aceitam a sua noção de responsabilidade do presente e a sua visão do futuro.

Haja governabilidade, haja responsabilidade, haja estabilidade...!

Portugal quer avançar...com todos...porque juntos conseguimos!

Sem comentários: